Os Cuidados Paliativos são cuidados de saúde holísticos , ativos que têm como principais objetivos melhorar a qualidade de vida dos clientes, das suas famílias/cuidadores através da prevenção e alívio do sofrimento. Através da identificação precoce, diagnóstico e tratamento adequado da dor e de outros problemas, sejam estes físicos, psicológicos, sociais ou espirituais.
Os Cuidados Paliativos no Domicílio são prestados desde que o cliente e a família assim o desejem, com o objetivo maior de proporcionar humanização dos cuidados prestados permitindo que viva melhor o seu processo de doença e o final da sua vida.
Os Cuidados Paliativos devem ser prestados de forma precoce e atempada no decorrer de doenças crónicas, complexas ou limitantes da vida, em conjugação com terapias modificadoras da doença ou potencialmente curativas, para recém-nascidos, crianças, jovens e adultos com problemas de saúde graves, congénitos ou adquiridos:
Em adultos, as patologias que podem exigir cuidados paliativos com maior frequência:
- Doenças Oncológicas
- Insuficiência Cardíaca, Renal, Hepática, Respiratória
- Doenças Autoimunes (artrite reumatóide, doenças do interstício pulmonar)
- Doença Neurológica (neurodegenerativas, neuromusculares, desmielinizantes e demências)
- Doenças Vasculares
- Anomalias congénitas e outras patologias
No entanto, o acesso aos Cuidados Paliativos deve ser determinado pelas necessidades da pessoa e família e não apenas pelo prognóstico.
O apoio neste caso é prestado por um Profissional Especializado que dá apoio 24horas por dia e pode incluir cuidados de Enfermagem.
Cuidar de alguém que se encontra em fase terminal é um processo complexo que gera muitas vezes uma diversidade de sentimentos e emoções, que requer competências não só técnicas e científicas, mas também e acima de tudo humanas.