Dia Mundial da Diabetes – O que é. Sintomas. Como lidar com a doença.

Prevenção é a palavra de ordem pois os números são caso para transferirpensar. Segundo os últimos números do Observatório Nacional da Diabetes, em Portugal, 2 milhões de pessoas estão em risco de desenvolver diabetes e estima-se que 1.1 milhões de pessoas já tenham diabetes, das quais 40% não sabem que são portadores desta patologia. Segundo José Manuel Boa Vida, director do Programa Nacional para a Diabetes, 70 a 80% dos casos podem ser evitados para além dos centros de saúde. Por isto e um pouco mais, a Satélite Familiar fala-lhe do que é a doença e deixa-lhe algumas dicas de prevenção.

O que é a Diabetes?

 A diabetes é uma doença crónica caracterizada pela produção insuficiente de insulina ou por uma incapacidade do corpo em utilizá-la (insulinorresistência), resultando numa deficiente capacidade de utilização pelo organismo da principal fonte de energia, a glucose, e consequente aumento dos níveis de glucose (açúcar) no sangue.

Por sua vez, a insulina é uma hormona (“hormona da vida”) que controla a entrada da glucose para as células do corpo e quando esta é insuficiente ou não é usada como deveria, a glicose acumula-se no sangue em vez de entrar nas células e estas não conseguem funcionar corretamente.

Tipos de Diabetes

Tipo1: É o tipo mais raro e atinge na maioria das vezes crianças e jovens, podendo também aparecer em adultos e idosos. Este tipo de diabetes ocorre quando as células β do pâncreas deixam de produzir insulina pois existe uma destruição maciça destas células produtoras de insulina.

Pessoas com este tipo de diabetes têm de fazer terapêutica de insulina durante toda a vida pois o corpo deixa de a fabricar e, pelo mesmo motivo, ao contrário da diabetes de tipo 2, a diabetes de tipo 1, não depende de hábitos alimentares ou de vida.

Tipo2: É o tipo de diabetes mais comum. Causado por um desequilíbrio de insulina no metabolismo. Neste tipo de diabetes existe um défice de insulina e resistência à insulina, o que significa que é necessária uma maior quantidade de insulina para a mesma quantidade de glucose. Os principais factores de risco neste tipo de diabetes são: hereditariedade, o sedentarismo e a obesidade. Apesar do factor hereditário, a diabetes tipo 2 pode ser prevenida controlando os factores de risco.

Diabetes Gestacional: Este tipo de diabetes ocorre em grávidas que geralmente não sofriam da doença antes da gravidez e geralmente desaparece depois da mesma.

Se não for detectada a tempo e não houver uma correcção da hipoglicémia, a diabetes na gravidez pode tornar-se bastante perigosa, quer para o bebé, quer para a mãe e esta pode ainda vir a ser uma paciente com diabetes tipo 2 mesmo depois da gravidez.

Outros tipos de diabetes: existem outros tipos de diabetes que não se enquadram em nenhum dos tipos anteriores e que, geralmente, estão associados a alterações das células β, doenças do pâncreas, entre outros.

Sintomas

  Os sintomas nos diabéticos são causados pela quantidade de açúcar no sangue.

 Hipoglicémia – Diminuição dos níveis de açúcar 

Sintomas

Ø  Dificuldade em raciocinar

Ø  Tremores

Ø  Palidez

Ø  Palpitações

 Em casos extremos

Ø  Formigueiro nos lábios e língua

Ø  Convulsões

Ø  Perda de consciência

Ø  Coma

Hiperglicemia – Aumento dos níveis de açúcar 

         Sintomas

Ø  Visão turva

Ø  Sensação de boca seca

Ø  Sudação excessiva

Ø  Cansaço

Ø  Comichão por todo o corpo com incidência na área genital

Ø  Sede constante e intensa

Ø  Urinar com muita frequência

 

 Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são: 

  1. Obesidade
  2. Ingestão de açúcar e gordura em excesso
  3. Sedentarismo
  4. História familiar e herança genética
  5. Idade
  6. Stress
  7. Alcoolismo

 Prevenção da Diabetes

Para quem tem um ou vários destes factores, mas ainda não tem diagnóstico da doença, a prevenção da diabetes passa por consultar um médico regularmente e adoptar um estilo de vida mais saudável. Para quem já possui um diagnóstico, a prevenção é igualmente importante e passa por alguns pontos-chave,para que seja o paciente a controlar a diabetes e não a diabetes a controlar o paciente.

  • Entender a Diabetes:

– Estar informado sobre a doença

  • Adotar um estilo de vida saudável:

– uma alimentação equilibrada

–  praticar exercício físico regularmente

  •  Controlar a Diabetes:

– monitorizando periodicamente os níveis de glicémia no sangue

-tomando a medicação quando prescrita pelo médico

 

Lembre-se. Valorize a sua saúde.

Fontes: http://controlaradiabetes.pt/uploads/slide-kit-17jul14-2014-07-28-15-16-55.pdf

http://controlaradiabetes.pt/vida-saudavel/prevencao-da-diabetes

http://www.apdp.pt/