Dia Mundial do Doente – Rastreios são importantes.

slide2

Examinar, identificar, prevenir. Rastrear.

Em Dia Mundial do Doente, em vez de falar de doença, a Satélite Familiar fala-lhe de prevenção, da importância dos rastreios nas diferentes fases da vida e na prevenção de diferentes patologias.

Ao contrário das vacinas, que são obrigatórias, os rastreios dependem apenas da vontade dos utentes. Por isso, não perca tempo, previna hoje o que pode aparecer amanhã.

Até aos 9 anos:

Recém-nascidos: “Teste do pezinho”, um rastreio que detecta 25 doenças diferentes, sendo 24 delas hereditárias do metabolismo e o hipotiroidismo congénito.

Até aos 4 anos: O Boletim de Saúde Infantil e Juvenil estabelece periodicidade para consultas, que devem ser realizadas de acordo com as necessidades de cada individuo.

Entre os 2 e os 4 anos: Rastreio de dislipidémias a crianças cuja família tenha historial de problemas cardiovasculares precoces e perfil lipídico.

Entre os 4 e os 9 anos: Além dos aspectos relacionados com a saúde global as consultas devem também estar orientadas para a verificação de competências de aprendizagem como a visão, linguagem, audição ou emoção.

Dos 10 aos 18 anos:

Anualmente: Rastreio oftalmológico, para utentes cuja família apresenta historial de diabetes, hipertensão, doenças oftalmológicas ou pessoas que utilizam muito o computador. Este rastreio deve bianual para a restante população.

Dos 20 aos 64 anos:

Mensalmente: As mulheres devem fazer o autoexame da mama, no período após a menstruação. Os homens devem fazer o autoexame dos testículos, com o objectivo de identificar alguma irregularidade.

Anualmente: Exame dermatológico para utentes que pertençam a grupos de risco (utentes com vários parceiros sexuais ou que desconheçam o historial sexual do parceiro). Rastreio de doenças sexualmente transmissíveis e diabetes e hipertensão, se o historial familiar assim o indicar.

A cada 3 anos: mulheres com mais de 25 anos  devem fazer a primeira citologia ao cólo do útero.

A cada 2 anos: Rastreio Visual, indicado para utentes com historial de familiar com doenças oftalmológicas. Mamografia para mulheres a partir dos 45 anos.

A partir dos 65 anos:

Mensalmente: Mulheres devem continuar a fazer a autoexaminação da mama.

Anualmente: Exame visual, auditivo e autoexame dermatológico.

A cada 2 anos: realizar análises clínicas.

A cada 5 anos: Colonoscopia, o exame que permite a detecção do cancro do cólon.

Previna-se. Valorize a sua saúde.

Fonte: Informação advancecare